Esta aula de C# apresenta o conceito de variáveis e como elas são utilizadas na programação. Serão apresentados os diferentes tipos de variáveis, incluindo números, caracteres, booleanos e outros, e como cada um deles pode ser utilizado. Por fim, serão explicadas as conversões de tipos, mostrando como é possível mudar o tipo de uma variável e as implicações disso.
Nesta aula vamos ver os principais tipos de variáveis que utilizamos no C#:
Classe | Descrição | Range |
---|---|---|
char | Armazena um simples caracter | 2 bytes |
string | Armazena sequências do tipo char | 2 bytes por caracter |
byte | Números inteiros | 0 a 255 |
int | Números inteiros | -2.147.483.648 a 2.147.483.647 |
long | Números inteiros | -9.223.372.036.854.775.808 a 9.223.372.036.854.775.807 |
float | Números com casas decimais | 4 bytes |
double | Números com casas decimais | 8 bytes |
decimal | Números com casas decimais | 16 bytes |
boolean | Armazena valores true ou false | 0 ou 1 |
char varChar = "A" // é uma variável tipo char.
string varString= "abcd" // é uma variável tipo string.
bool varBol = true // variavel boolean (armazena 0 ou 1).
float varFloat = 1.5f // variavel tipo float.
double varDouble = 1.5 // variavel tipo double.
As variáveis também podem ser criadas dinamicamente, ou seja, sem um tipo definido.
O tipo desta variável assumirá o tipo de dado que foi atribuido.Exemplo:
// Não foi definido como tipo float, mas foi atribuído um valor do tipo float para a variável
var f = 1.5f;
// variável do tipo double
var d = 1.5;
// variável do tipo string
var s1 = "teste 1"
// variável do tipo boolean
var varBol = false
Classe | Descrição | Range |
---|---|---|
sbyte | Números inteiros | 1 byte (-128 a 127) |
uint | Números inteiros positivos | 4 bytes (0 a 4.294.967.295) |
short | Números inteiros | 2 bytes (-32.768 a 32.767) |
ushort | Números inteiros positivos | 2 bytes (0 a 65.535) |
ulong | Números inteiros positivos | 8 bytes (0 a 18.446.744.073.709.551.615) |
No C# as variáveis são fortemente tipadas.
Exemplo: se criarmos uma variável do tipo int e atribuir a esta variável um dado do tipo string, o código não será compilado, ocorrerá um erro, ou seja, sua tipagem é forte.
Para resolvermos este problema, podemos utilizar os tipos de conversões. Existem dois tipos de conversões:
Exemplo de conversão de tipos:
// Conversão estática - utiliza método estático da variável
int i = Convert.ToInt32("1");
int i = Convert.ToInt32("1");
// Conversão por casting
int i = (int) "1";
// Conversão por Parse (o parse recebe uma string)
bool boolean = bool.Parse("false");
Exemplo de conversão de objetos:
// Criaremos a classe Animal e a Classe Leão que herda da classe Animal:
public class Animal
{
}
public class Leao : Animal
{
}
// Vamos criar um objeto do tipo da classe Animal
Animal a = new Animal();
// Vamos criar um objeto do tipo da classe Leao
Leao l = new Leao();
// Conversão por casting
l = (Leao) a;
Esta aula de C# apresenta o conceito de variáveis e como elas são utilizadas na programação. Serão apresentados os diferentes tipos de variáveis, incluindo números, caracteres, booleanos e outros, e como cada um deles pode ser utilizado. Por fim, serão explicadas as conversões de tipos, mostrando como é possível mudar o tipo de uma variável e as implicações disso.
Nesta aula vamos ver os principais tipos de variáveis que utilizamos no C#:
Classe | Descrição | Range |
---|---|---|
char | Armazena um simples caracter | 2 bytes |
string | Armazena sequências do tipo char | 2 bytes por caracter |
byte | Números inteiros | 0 a 255 |
int | Números inteiros | -2.147.483.648 a 2.147.483.647 |
long | Números inteiros | -9.223.372.036.854.775.808 a 9.223.372.036.854.775.807 |
float | Números com casas decimais | 4 bytes |
double | Números com casas decimais | 8 bytes |
decimal | Números com casas decimais | 16 bytes |
boolean | Armazena valores true ou false | 0 ou 1 |
char varChar = "A" // é uma variável tipo char.
string varString= "abcd" // é uma variável tipo string.
bool varBol = true // variavel boolean (armazena 0 ou 1).
float varFloat = 1.5f // variavel tipo float.
double varDouble = 1.5 // variavel tipo double.
As variáveis também podem ser criadas dinamicamente, ou seja, sem um tipo definido.
O tipo desta variável assumirá o tipo de dado que foi atribuido.Exemplo:
// Não foi definido como tipo float, mas foi atribuído um valor do tipo float para a variável
var f = 1.5f;
// variável do tipo double
var d = 1.5;
// variável do tipo string
var s1 = "teste 1"
// variável do tipo boolean
var varBol = false
Classe | Descrição | Range |
---|---|---|
sbyte | Números inteiros | 1 byte (-128 a 127) |
uint | Números inteiros positivos | 4 bytes (0 a 4.294.967.295) |
short | Números inteiros | 2 bytes (-32.768 a 32.767) |
ushort | Números inteiros positivos | 2 bytes (0 a 65.535) |
ulong | Números inteiros positivos | 8 bytes (0 a 18.446.744.073.709.551.615) |
No C# as variáveis são fortemente tipadas.
Exemplo: se criarmos uma variável do tipo int e atribuir a esta variável um dado do tipo string, o código não será compilado, ocorrerá um erro, ou seja, sua tipagem é forte.
Para resolvermos este problema, podemos utilizar os tipos de conversões. Existem dois tipos de conversões:
Exemplo de conversão de tipos:
// Conversão estática - utiliza método estático da variável
int i = Convert.ToInt32("1");
int i = Convert.ToInt32("1");
// Conversão por casting
int i = (int) "1";
// Conversão por Parse (o parse recebe uma string)
bool boolean = bool.Parse("false");
Exemplo de conversão de objetos:
// Criaremos a classe Animal e a Classe Leão que herda da classe Animal:
public class Animal
{
}
public class Leao : Animal
{
}
// Vamos criar um objeto do tipo da classe Animal
Animal a = new Animal();
// Vamos criar um objeto do tipo da classe Leao
Leao l = new Leao();
// Conversão por casting
l = (Leao) a;