Nesta aula você irá entender o que é uma classe em C#, irá organizar os arquivos de configuração no App.config e irá ver as diferenças entre métodos estáticos e de instâncias
Classes são modelos de entidade que são abstraidos do mundo real, é como um protótipo, uma planta de uma casa e neste modelo são definidos quais propriedades e métodos essa classe terá.
Instância é o objeto concreto representado pela classe.
// Vamos criar uma classe chamada Cliente com método de instância Gravar()(sem a palavra Static) e
// método estático LerClientes()(com a palavra Static ).
namespace Classes
{
public class Cliente
{
public string Nome;
public string Telefone;
public string CPF;
//método de instância da classe cliente
public void Gravar()
{
}
//método estático da classe cliente
public Static List< Cliente> LerClientes()
{
var clientes = new List< Cliente>();
return clientes;
}
}
}
// Vamos criar a função principal e criar instâncias dos objetos cliente1 e cliente2 através da Classe Cliente.
namespace console_app
class Program
{
static void Main(string[] args)
{
//Aqui vamos criar uma instância da classe Cliente (cliente1 ), utilizando o new.
var cliente1 = new Cliente();
cliente1.Nome = "Danilo";
cliente1.Telefone="11999999999";
cliente1.CPF="78545214521"
//Só conseguimos acessar o método Gravar através da instância do objeto
cliente1.Gravar();
//Criamos uma nova instância da classe Cliente (cliente2)
var cliente2 = new Cliente();
cliente2.Nome = "Sheila";
cliente2.Telefone="11999777999";
cliente2.CPF="78549999997"
cliente2.Gravar();
//No exemplo a seguir, para acessar o método LerClientes, digitamos diretamente o nome da classe e chamamos o
//método LerClientes, isso porque inserimos o Static quando criamos a função, sem a necessidade de criar a instância
//da classe, como foi feito com os objetos cliente1 e cliente 2 acima.
Cliente.LerCLientes();
}
}
É um arquivo de marcação XML ( arquivo app.config ), parecido com o HTML, e serve para inserir configurações do sistema
O exemplo abaixo mostra um arquivo de configuração onde criamos o caminho de leitura de arquivo que pode ser alterado, sem a necessidade de compilar novamente o programa.
Na tag < appSettings> criamos a chave caminho_arquivos terá o caminho do arquivo que será lido.
< ?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
< configuration>
< startup>
< startup/>
< appSettings>
< add key="CaminhoArquivos" value='C:\arquivos\ />
< /appSettings>
< /configuration >
Para utilizar o arquivo de configuração no projeto, precisamos adicionar a referência deste arquivo no projeto:
Após selecionar o System Configuration, será habilitado uma sessão chamada ConfigurationManager. Através dele vamos ler o arquivo webconfig.
Abaixo mostraremos a função chamada Ler, que lê o arquivo através do caminho que colocamos no arquivo de configuração acima, chamando a Função caminhoArquivo() e retorna o caminho do arquivo utilizando a referência ConfigurationManager.AppSettings
namespace Diretorio
{
class Arquivos
{
public static string caminhoArquivo()
{
return ConfigurationManager.AppSettings["CaminhoArquivos"];
}
public static void Ler(int numeroArquivo)
{
string arquivoComCaminho = caminhoArquivo() + "arq" + numeroArquivo + ".txt";
Console.writeLine("=====Lendo arquivo=====\n" + arquivoComCaminho + "\n========");
if(File.Exists(arquivoComCaminho))
{
using(StreamReader arquivo = File.OpenText(arquivoComCaminho))
{
string linha;
while (linha = arquivo.ReadLine())!=null)
{
Console.WriteLine(linha);
}
}
}
}
}
}
Nesta aula você irá entender o que é uma classe em C#, irá organizar os arquivos de configuração no App.config e irá ver as diferenças entre métodos estáticos e de instâncias
Classes são modelos de entidade que são abstraidos do mundo real, é como um protótipo, uma planta de uma casa e neste modelo são definidos quais propriedades e métodos essa classe terá.
Instância é o objeto concreto representado pela classe.
// Vamos criar uma classe chamada Cliente com método de instância Gravar()(sem a palavra Static) e
// método estático LerClientes()(com a palavra Static ).
namespace Classes
{
public class Cliente
{
public string Nome;
public string Telefone;
public string CPF;
//método de instância da classe cliente
public void Gravar()
{
}
//método estático da classe cliente
public Static List< Cliente> LerClientes()
{
var clientes = new List< Cliente>();
return clientes;
}
}
}
// Vamos criar a função principal e criar instâncias dos objetos cliente1 e cliente2 através da Classe Cliente.
namespace console_app
class Program
{
static void Main(string[] args)
{
//Aqui vamos criar uma instância da classe Cliente (cliente1 ), utilizando o new.
var cliente1 = new Cliente();
cliente1.Nome = "Danilo";
cliente1.Telefone="11999999999";
cliente1.CPF="78545214521"
//Só conseguimos acessar o método Gravar através da instância do objeto
cliente1.Gravar();
//Criamos uma nova instância da classe Cliente (cliente2)
var cliente2 = new Cliente();
cliente2.Nome = "Sheila";
cliente2.Telefone="11999777999";
cliente2.CPF="78549999997"
cliente2.Gravar();
//No exemplo a seguir, para acessar o método LerClientes, digitamos diretamente o nome da classe e chamamos o
//método LerClientes, isso porque inserimos o Static quando criamos a função, sem a necessidade de criar a instância
//da classe, como foi feito com os objetos cliente1 e cliente 2 acima.
Cliente.LerCLientes();
}
}
É um arquivo de marcação XML ( arquivo app.config ), parecido com o HTML, e serve para inserir configurações do sistema
O exemplo abaixo mostra um arquivo de configuração onde criamos o caminho de leitura de arquivo que pode ser alterado, sem a necessidade de compilar novamente o programa.
Na tag < appSettings> criamos a chave caminho_arquivos terá o caminho do arquivo que será lido.
< ?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
< configuration>
< startup>
< startup/>
< appSettings>
< add key="CaminhoArquivos" value='C:\arquivos\ />
< /appSettings>
< /configuration >
Para utilizar o arquivo de configuração no projeto, precisamos adicionar a referência deste arquivo no projeto:
Após selecionar o System Configuration, será habilitado uma sessão chamada ConfigurationManager. Através dele vamos ler o arquivo webconfig.
Abaixo mostraremos a função chamada Ler, que lê o arquivo através do caminho que colocamos no arquivo de configuração acima, chamando a Função caminhoArquivo() e retorna o caminho do arquivo utilizando a referência ConfigurationManager.AppSettings
namespace Diretorio
{
class Arquivos
{
public static string caminhoArquivo()
{
return ConfigurationManager.AppSettings["CaminhoArquivos"];
}
public static void Ler(int numeroArquivo)
{
string arquivoComCaminho = caminhoArquivo() + "arq" + numeroArquivo + ".txt";
Console.writeLine("=====Lendo arquivo=====\n" + arquivoComCaminho + "\n========");
if(File.Exists(arquivoComCaminho))
{
using(StreamReader arquivo = File.OpenText(arquivoComCaminho))
{
string linha;
while (linha = arquivo.ReadLine())!=null)
{
Console.WriteLine(linha);
}
}
}
}
}
}