Você aprenderá sobre a estrutura básica de uma função, incluindo sua sintaxe e os elementos que compõem a definição de uma função. Além disso, você verá exemplos detalhados sobre como criar funções públicas e privadas, e aprenderá sobre as diferenças entre elas. Será abordado também como passar parâmetros para as funções e como retornar valores de uma função.
Funções, também chamada de métodos, permitem que sejam construídos blocos de código e que podemos chamá-las e executá-las quantas vezes forem necessárias.
A sintaxe de uma função pode ser composta pela estrutura abaixo:
LOCAL TIPO RETORNO NOME (PARÂMETROS) {
}
LOCAL- pode ser declarada com as opções abaixo:
TIPO
Uma função declarada com Static é chamada diretamente através do nome da classe, sem a instância do objeto.
Declarar uma função com Static é opcional.
RETORNO - pode ser:
Exemplo de função static
// Declaramos uma função chamada calcular com static e int .
// int significa que a função retornará um número inteiro, que no exemplo será 3
// static significa que a função(método) pode ser chamada diretamente, sem instância de objeto.
// Neste exemplo, chamamos dentro do método Main.
static int calcular()
{
int a = 1;
int b = 2;
int c = a + b;
return c;
}
static void Main(string[] args)
{
Console.WriteLine(calcular());
Console.Read();
}
Exemplo de função void
// Criamos a classe Program na qual foram declaradas:
// - Uma função estática chamada calcularSoma e que retorna um número inteiro.
// - Uma função estática do tipo void (sem retorno) chamada Tabuada.
namespace console_app
{
class Program
{
static int CalcularSoma()
{
int a = 1;
int b = 2;
int c = a + b;
return c;
}
static void Tabuada(int numero)
{
for(int i = 1;i <=10;i++)
{
Console.WriteLine(numero + "X" + i + " = " + (numero * i));
}
}
static void Main(string[] args)
{
int retorno = CalcularSoma(); // a variável retorno irá armazenar o valor 3
Console.WriteLine(retorno);
Tabuada(9); //Somente executa e mostra na tela a tabuada do 9 e não retorna valor.
Console.Read();
}
}
}
Você aprenderá sobre a estrutura básica de uma função, incluindo sua sintaxe e os elementos que compõem a definição de uma função. Além disso, você verá exemplos detalhados sobre como criar funções públicas e privadas, e aprenderá sobre as diferenças entre elas. Será abordado também como passar parâmetros para as funções e como retornar valores de uma função.
Funções, também chamada de métodos, permitem que sejam construídos blocos de código e que podemos chamá-las e executá-las quantas vezes forem necessárias.
A sintaxe de uma função pode ser composta pela estrutura abaixo:
LOCAL TIPO RETORNO NOME (PARÂMETROS) {
}
LOCAL- pode ser declarada com as opções abaixo:
TIPO
Uma função declarada com Static é chamada diretamente através do nome da classe, sem a instância do objeto.
Declarar uma função com Static é opcional.
RETORNO - pode ser:
Exemplo de função static
// Declaramos uma função chamada calcular com static e int .
// int significa que a função retornará um número inteiro, que no exemplo será 3
// static significa que a função(método) pode ser chamada diretamente, sem instância de objeto.
// Neste exemplo, chamamos dentro do método Main.
static int calcular()
{
int a = 1;
int b = 2;
int c = a + b;
return c;
}
static void Main(string[] args)
{
Console.WriteLine(calcular());
Console.Read();
}
Exemplo de função void
// Criamos a classe Program na qual foram declaradas:
// - Uma função estática chamada calcularSoma e que retorna um número inteiro.
// - Uma função estática do tipo void (sem retorno) chamada Tabuada.
namespace console_app
{
class Program
{
static int CalcularSoma()
{
int a = 1;
int b = 2;
int c = a + b;
return c;
}
static void Tabuada(int numero)
{
for(int i = 1;i <=10;i++)
{
Console.WriteLine(numero + "X" + i + " = " + (numero * i));
}
}
static void Main(string[] args)
{
int retorno = CalcularSoma(); // a variável retorno irá armazenar o valor 3
Console.WriteLine(retorno);
Tabuada(9); //Somente executa e mostra na tela a tabuada do 9 e não retorna valor.
Console.Read();
}
}
}