Você aprenderá sobre a estrutura básica de uma função, incluindo sua sintaxe e os elementos que compõem a definição de uma função. Além disso, você verá exemplos detalhados sobre como criar funções públicas e privadas, e aprenderá sobre as diferenças entre elas. Será abordado também como passar parâmetros para as funções e como retornar valores de uma função.
Funções, também chamada de métodos, permitem que sejam construídos blocos de código e que podemos chamá-las e executá-las quantas vezes forem necessárias.
A sintaxe de uma função pode ser composta pela estrutura abaixo:
LOCAL TIPO RETORNO NOME (PARÂMETROS) {
}
LOCAL- pode ser declarada com as opções abaixo:
TIPO
Uma função declarada com Static é chamada diretamente através do nome da classe, sem a instância do objeto.
Declarar uma função com Static é opcional.
RETORNO - pode ser:
Exemplo de função static
      
        // Declaramos uma função chamada calcular com static e int .
        // int significa que a função retornará um número inteiro, que no exemplo será 3
        // static significa que a função(método) pode ser chamada diretamente, sem instância de objeto.
        // Neste exemplo, chamamos dentro do método Main.
       
        static int calcular()
        {
          int a = 1;
          int b = 2;
          int c = a + b;
          return c;
        }
        static void Main(string[] args)
        {
          Console.WriteLine(calcular());
          Console.Read();
        }
      
    
  Exemplo de função void
      
        // Criamos a classe Program na qual foram declaradas:
        //  - Uma função estática chamada calcularSoma e que retorna um número inteiro.
        //  - Uma função estática do tipo void (sem retorno) chamada Tabuada.
        namespace console_app
        {
          class Program
          {
            static int CalcularSoma()
            {
              int a  = 1;
              int b = 2;
              int c = a + b;
    
              return c;
            }
            static void Tabuada(int numero)
            {
             for(int i = 1;i <=10;i++)
             {
               Console.WriteLine(numero + "X" + i + " = " + (numero * i));
             }
            }
            static void Main(string[] args)
            {
              int retorno = CalcularSoma(); // a variável retorno irá armazenar o valor 3
              Console.WriteLine(retorno);
              Tabuada(9); //Somente executa e mostra na tela a tabuada do 9 e não retorna valor.
              Console.Read();
            }
          }
        }
      
    
  Você aprenderá sobre a estrutura básica de uma função, incluindo sua sintaxe e os elementos que compõem a definição de uma função. Além disso, você verá exemplos detalhados sobre como criar funções públicas e privadas, e aprenderá sobre as diferenças entre elas. Será abordado também como passar parâmetros para as funções e como retornar valores de uma função.
Funções, também chamada de métodos, permitem que sejam construídos blocos de código e que podemos chamá-las e executá-las quantas vezes forem necessárias.
A sintaxe de uma função pode ser composta pela estrutura abaixo:
LOCAL TIPO RETORNO NOME (PARÂMETROS) {
}
LOCAL- pode ser declarada com as opções abaixo:
TIPO
Uma função declarada com Static é chamada diretamente através do nome da classe, sem a instância do objeto.
Declarar uma função com Static é opcional.
RETORNO - pode ser:
Exemplo de função static
      
        // Declaramos uma função chamada calcular com static e int .
        // int significa que a função retornará um número inteiro, que no exemplo será 3
        // static significa que a função(método) pode ser chamada diretamente, sem instância de objeto.
        // Neste exemplo, chamamos dentro do método Main.
       
        static int calcular()
        {
          int a = 1;
          int b = 2;
          int c = a + b;
          return c;
        }
        static void Main(string[] args)
        {
          Console.WriteLine(calcular());
          Console.Read();
        }
      
    
  Exemplo de função void
      
        // Criamos a classe Program na qual foram declaradas:
        //  - Uma função estática chamada calcularSoma e que retorna um número inteiro.
        //  - Uma função estática do tipo void (sem retorno) chamada Tabuada.
        namespace console_app
        {
          class Program
          {
            static int CalcularSoma()
            {
              int a  = 1;
              int b = 2;
              int c = a + b;
    
              return c;
            }
            static void Tabuada(int numero)
            {
             for(int i = 1;i <=10;i++)
             {
               Console.WriteLine(numero + "X" + i + " = " + (numero * i));
             }
            }
            static void Main(string[] args)
            {
              int retorno = CalcularSoma(); // a variável retorno irá armazenar o valor 3
              Console.WriteLine(retorno);
              Tabuada(9); //Somente executa e mostra na tela a tabuada do 9 e não retorna valor.
              Console.Read();
            }
          }
        }